8 passos para reforçar o sistema imunitário

Saúde e Bem-estar

Se ainda não começou a pensar em formas de fortalecer o organismo e reforçar o sistema imunitário, hoje pode ser um bom dia para tirar os planos da gaveta e iniciar um estilo de vida mais saudável. 

Esqueça os suplementos milagrosos, porque melhorar a resposta imunitária do seu corpo é possível através de passos simples e que estão ao alcance de todos. Conheça-os e diga adeus aos mitos.


8 hábitos que ajudam a reforçar o sistema imunitário

O surto provocado pelo Sars-Cov-2 é já o fenómeno desta geração. Nunca antes nos preocupamos tanto em preparar o organismo para combater um vírus e nunca consumimos tanta informação sobre o assunto.

As incertezas, a velocidade dos acontecimentos e o nosso sentimento de impotência movem-nos na busca de formas de reforçar as respostas imunitárias do nosso organismo. E como o fazer? A resposta é simples e não está nas populares vitaminas, nem nos suplementos de que tanto ouve falar. 

Lembre-se que os seus hábitos têm papel fundamental na manutenção das defesas do organismo.

1. Durma bem

Ter hábitos de sono saudáveis é fundamental para a nossa imunidade e bem-estar. Ainda há muito a investigar sobre o assunto, mas diversas esferas da ciência apontam que dormir menos de 6h/noite pode desarmar o nosso sistema imunitário.

Uma coisa é certa: o sono é um processo natural com características de regulação, recuperação e proteção. 

Certifique-se que dorme entre 7 a 9 horas todas as noites, seguindo uma rotina sem ruídos de luz ou som. 

2. Tenha um peso saudável

A ciência destaca a obesidade como um importante fator de risco para as infecções. Manter um peso saudável não é uma questão puramente estética. É, antes, uma questão de saúde. 

3. Pare de fumar

O tabagismo não aumenta apenas o risco de doenças cardiovasculares e de cancro. Inúmeros compostos presentes nos cigarros são conhecidos como potenciais inflamatórios e imunossupressores, como é o caso da nicotina. 

A informação é da Organização Mundial da Saúde (OMS) que alerta: fumar reduz a resposta imunitária e aumenta o risco que contrair infecções pulmonares.

4. Pratique atividade física regular

A prática de atividade física está ligada, de forma significativa, ao bom funcionamento do sistema imunitário – esta é a conclusão de especialistas da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa.

Quando realizado de forma moderada o exercício físico ajuda a regular e favorece a competência imunitária, reduzindo o risco das doenças respiratórias e infecções, bem como de diversas doenças relacionadas com a inflamação crónica.

5. Cuide da sua alimentação

Quando o assunto é reforçar o sistema imunitário, é fundamental colocar a saúde na ponta do garfo.

Os alimentos ricos em vitaminas e minerais são aqueles que deve privilegiar na dieta, sem esquecer das fontes de fibra e antioxidantes.

Coma mais frutos e vegetais

Para que as respostas imunitárias do organismo estejam afinadas deve ingerir, pelo menos, cinco peças de frutas e/ou hortícolas todos os dias.

  • Junte uma peça de fruta ao iogurte da manhã.
  • Adicione uma maçã ou uma pêra ao prato do almoço.
  • Inclua abacate, tomate ou alface nas suas sandes.
  • Inicie o jantar com uma sopa de legumes. 

Estas são formas simples de incluir importantes fontes de vitaminas e minerais que vão fortalecer o seu sistema imunitário. 

No entanto, cada caso é um caso e de acordo com o seu ritmo de vida, consultar um profissional que possa adequar o aporte calórico diário à sua atividade física, pode ser a melhor opção.

Aposte nestes ingredientes

Inclua na sua dieta, de forma regular, frutas cítricas, iogurte, alho, cogumelos, espinafres, batata doce, amêndoas e sementes de abóbora. Estes ingredientes são importantes aliados do bom funcionamento do sistema imunitário, pois são fontes ricas em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. 

6. Mantenha-se hidratado

Pode parecer inacreditável, mas beber água pode ser um santo remédio. Por conter nutrientes que são essenciais ao corpo, a água ajuda a fortalecer a resposta imunológica do organismo.

Beba, pelo menos, entre 1 litro e meio a 2 litros de água todos os dias, aumentando a quantidade ingerida em alturas de maior esforço e desgaste – como durante a prática de atividade física ou nas alturas de maior calor.

7. Alivie o stress

As hormonas do stress reduzem a capacidade de defesa do nosso organismo e são mesmo capazes de nos deixar mais suscetíveis a infecções. 

8. Faça um check up anual

Se fosse possível comparar, o check up seria a bola de cristal médica. De uma forma global, é a partir dele que o profissional de saúde consegue perceber o estado do organismo do paciente antes mesmo do aparecimento de qualquer sintoma de alarme.

Entre os exames que devem fazer parte da sua rotina anual está o hemograma, que é a clássica análise ao sangue. O exame regista a quantidade de células brancas e vermelhas, e sinaliza o estado do sistema imunológico, alertando para a possível presença de agentes infecciosos. 

Chubb RNA Medical

Nunca foi tão simples fazer o seu check up anual. Através da Rede Nacional de Assistência (RNA Medical) tem acesso à realização de consultas médicas e exames a preços reduzidos

Conheça mais sobre esta solução Chubb Seguros.

Fontes consultadas em 15 de maio: Centro Hospitalar de S.João, World Health Organization, Universidade de Lisboa, Hospital Lusíadas.

É importante ter em conta que esta informação é apenas de caráter geral. Não constitui conselho pessoal ou recomendação para nenhuma pessoa ou empresa sobre nenhum produto ou serviço. Consulte a documentação da apólice para conhecer as condições da cobertura.